Oficina de confecção de máscara de folia de reis em Juquiá

Sem Comentários 59 Acessos

A Folia de Reis é uma Festa Religiosa de origem Portuguesa que chegou ao Brasil no século XVIII. No período de 24 de dezembro, vésperas de Natal a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando em versos relativos a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que pode ser um prato de comida a uma simples xícara de café.

Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

Data: 10 de novembro
Horário: 13h30
Local: Casa da Cultura (antigo gabinete)
Infomações no Departamento de Educação ou no tel (13) 3844-2053
REALIZAÇÃO: Departamento de Educação e Cultura e Comissão Paulista de Folclore /SP

Categoria: Educação

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão em destaque.

SOBRE
O Portal Vale do Ribeira foi concebido como um canal de informação que tem como objetivo coletar e catalogar notícias e os mais variados tipos de informações sobre o Vale do Ribeira e suas características únicas.